MEI – Gestão Financeira

MEI – Gestão Financeira

Apesar da simplicidade do regime tributário e modelo mais simples de ser empresa, existe um pensamento por parte de muitos Micro Empreendedores Individuais – MEI, aonde uma gestão financeira para seu negócio não é o ponto principal ou mesmo o ponto de atenção, ainda que seja mais simples o tipo jurídico de sua empresa é necessário manter as contas organizadas, e principalmente se o empresário visa o crescimento de sua empresa.


Listamos abaixo 3 sugestões para manter seu negócio de forma organizada.

1 – Planejamento:

O planejamento é muito importante para manter o caixa da empresa saudável, realizando uma previsão das receitas e despesas para o mês seguinte para que no final do mês o caixa não feche no vermelho, esse primeiro ponto exige muita atenção, se no final do mês suas despesas são muito maiores que as receitas, será necessário avaliar se deverá enxugar algumas despesas, ou procurar fechar mais negócios, enfim cabe ai uma nova estratégia para sanar este ponto crítico.

2 – Separar contas da empresa e pessoais:

É imprescindível ter essa visão de não misturar as contas da empresa com as contas pessoais, embora seu negócio seja sua principal fonte de renda, você precisa saber separar as duas coisas. Fazer a retirada de pro labore, e dessa retirada pagar suas contas pessoais, nunca misturar com o dinheiro da empresa.

3 – Fluxo de Caixa:

Tenha um fluxo de caixa com anotações de todas as suas receitas e despesas, anote um por um, pode ser em uma planilha de Excel, aplicativo de gestão financeira, programa para fazer a gestão destas contas. Pois através desse controle você consegue ter uma visão melhor do seu negócio e se será necessário pegar emprestado do banco para não fechar no negativo, ou até se vai sobrar um valor a maior no final do mês, aonde você poderá aplicar se for o caso, para se resguardar de problemas financeiros. No artigo anterior, disponibilizamos um modelo de fluxo de caixa.  [Clique aqui para baixar ]

E por fim o MEI precisa saber quanto exatamente gastou em determinado mês e quanto sobrou, até com uma visão de aumentar suas receitas, ter novas estratégias para alavancar seus negócios.

Se pretende ser grande e obter crescimento, comece a investir na organização financeira do seu negócio! Pode ser muito difícil no começo, mas pode ter certeza que com o passar do tempo você começa a ficar bom, vale a pena começar para ter sucesso em um futuro bem próximo.

Não sabe por onde começar sua gestão financeira e quer auxilio de quem trabalha e entende do assunto? A Rh Cont te ajuda nessa jornada, solicite um orçamento! relacionamento@rhecont.com.br
 
  • Por Alexandra Prado – Contadora.